segunda-feira, 12 de agosto de 2024

S. Martinho de Anta 12 de Agosto de 1907
nascia Adolfo Correia da Rocha. 
em Coimbra nasceu para a medicina (aquela especialidade com nome difícil - otorrinolaringologista) e para as letras onde adoptou o nome de Miguel Torga...
torga essa raiz de urze bravia.
dele deixo aqui uma estória que vivi com ele na sua bonomia.
uma segunda feira apareci ao pé dele a coxear.
assim que me viu perguntou
- então moço, o que te aconteceu para estares a coxear?
respondi que tinha dado um jeito na caça (eu era caçador na altura)
- e apanhaste alguma coisa?
ao que lhe respondi que tinha regressado sem nada.
- para a próxima vens comigo. ontem foram mais 3 perdizes (sim ele era um caçador exímio).
lamentavelmente tal nunca aconteceu
mas sei que quem perdeu fui eu, teriam sido mais umas horas de boa conversa




3 comentários:

  1. Se gosto de lhe ler os pensamentos poéticos, caro Zaratustra, de igual modo gosto de lhe ir ficando a conhecer certas passagens das suas vivências, bem vividas. Passe a redundância.
    De facto, a escolha do pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, adveio da sua admiração pelo poeta e filósofo espanhol, Miguel de Unamuno e, tal como disse, Torga numa homenagem à urze bravia e tão rude quanto ele, mas com toda a força e a coragem das terras áridas que tão bem conheceu...
    Peço desculpa por me alongar tanto. Um vício que não consigo corrigir.
    Desejo-lhe uma boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Um episódio curioso, uma recordação valiosa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar